A beira do abismo
A cada vez que se liga a tv, a noticia é a mesma.
A cada vez que se abre a pagina principal de qualquer motor de busca de noticias, só se ve a mesma coisa. O virus. Sempre. A toda a hora.
Sim, toda a gente fica com medo. Ninguem percebe muito bem o que deve fazer. A incerteza do futuro está bem visivel, perante uma palavra tão pequena, mas que conseguiu meter medo a um mundo inteiro.
A questão são as repercussões que a comunicação social está a ter.
Ora vejamos :
Em todo o lado dizem quais são os paises com infetados e chegamos a conclusão que ninguem percebe bem como ha contagiados em vários pontos distintos do mundo, alguns deles, sem qualquer movimento nem conhecimento de pessoas que estiveram nas zonas afetadas. Bem, se assim é, como se esta a espalhar o virus?
Depois há outra questão. Quantos não estão infetados, sem o saberem e sem sintomas? Ate podem pensar que é apenas 1 gripe, normalissima nesta altura do ano. E ate podem ter o sistema imunitario mais resistente e o virus incuba, da alguns sintomas, mas nada de mais e fica curado. E esta feito, certo? Só que não. Ninguem sabe se não esta ou pode vir a ser infetado e nem sabe se vai ter ou nao sintomas. E porque? Porque nao se conhece o virus, certo? É novo. Há pouca informação. Ninguem percebe nada e todos deitam lenha numa lareira que cada vez arde mais e a cada dia que passa, sem qualquer tipo de controlo. Descontrolada e incansavel.
Uma das medidas que a DGS dá, para evitar contagios "se" (quando) cá chegar, é optar pelo teletrabalho, cancelar reunioes, etc, etc.
Só ha varios problemas nesta questão. Por exemplo, fabricas de confeções não podem trabalhar em casa. Fabricas de produção de alimentos? Tambem não. Supermercados? Tambem não. Ou seja, "se" (quando) cá chegar, o pais vai todo parar, porque a grande parte dos trabalhadores não se pode dar ao luxo de trabalhar em casa, pelo simples motivo de não dar. Não dá, ponto.
E há ainda outra questão. O virus ainda não anda por aqui, e já se sentem grandes problemas. As fabricas paradas por falta de escoamento da produção que iria ser exportada. Falta de materias primas.
Ou seja, toda a economia mundial vai ser severamente atacada e a ver vamos, quando se vai conseguir levantar e seguir em frente.
Viagens? Desaconselhadas. Ok, toca as agencias de viagens, operadores turisticos, companhias aereas, começarem a ficar com problemas, porque não vendem. Não ha deslocação de pessoas, seja em negocios, seja em lazer. Os hoteis começam a ter cancelamentos. O turismo começa a sofrer.
Na pratica, todos os negocios vão ser afetados e a nossa economica vai levar um arrombo daqueles bem grandes.
A ver vamos, como nos vamos safar de mais uma.