Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ninita's

Quem sou eu? Simples, sou uma pessoa normal, que vive numa pequena cidade normal. Sou brincalhona, divertida, trabalhadora e muito simples. Na pratica, sou igual a todas as outras pessoas deste mundo. Bem Vindos a este "meu mundo virtual".

Ninita's

Quem sou eu? Simples, sou uma pessoa normal, que vive numa pequena cidade normal. Sou brincalhona, divertida, trabalhadora e muito simples. Na pratica, sou igual a todas as outras pessoas deste mundo. Bem Vindos a este "meu mundo virtual".

24.04.19

Fechado ao domingo - sim ou não

Ninita

Anda por aí a circular, uma petição para fecharem os supermercados ao domingo.

 

Muita gente fala, muita gente diz que é a melhor coisa, muitos trabalhadores concordam com a medida e estão desejosos para que isso aconteça.


No entanto, no meio desta petição, há uma coisa importante que muito pouca gente fala.


Vamos lá por partes :

Efectivamente os trabalhadores dos Shoppings, supermercados e afins, que trabalham ao fim de semana, feriados, dias santos, etc, efectivamente não gozam domingos em família e a grande parte deles, trabalha ate altas horas da noite.

É claro que esse trabalho deve ter as respectivas folgas, em dias de semana e rotativos, penso eu. Mas não é um domingo.

 

Depois temos aqui outra questão. Não são só estas profissões que trabalham aos domingos. Por exemplo, temos fabricas que não param e que trabalham por turnos (inclusive durante a noite) e na pratica são semelhantes, porque também só têm domingos de tempos a tempos.

E essa petição também se refere a esses trabalhadores?


Atenção, não tenho nada contra a petição, mas só acho que para se fecharem os supermercados e shoppings, também deveria ser extensível a todas as profissões que trabalham por turnos e aos domingos. Por exemplo, farmacêuticos, bombas de gasolina, padeiros, trabalhadores do lixo, restaurantes, bares, cafes, pastelarias, etc, etc. Um numero infindável de profissões que trabalham também por turnos, aos fins de semana.

 

O fechar dos shoppings, a meu ver, teria alguns vantagens e desvantagens para ambas as partes. Por exemplo, quem trabalha de 2.ª a sábado, ao domingo é o único dia que tem para ir as compras, para comprar alguma coisa que precise. A vantagem dos supermercados estarem abertos é poderem nesse dia, fazer as compras da semana que não conseguem fazer noutros dias. Alem disso, ir ao cinema durante a semana, para quem tem crianças, é simplesmente uma miragem. Ao sábado é dia de limpezas, organizar a casa, algumas actividades que algumas crianças ainda tenham, trabalhos de casa e basicamente ao domingo é que conseguem ir a um centro comercial.

 

Mas, vamos a outra parte. O facto de terem de trabalhar ao domingo, faz com que muitas famílias não consigam sequer ter um dia em família. Ou porque um tem horário de semana e o outro trabalha ao fim de semana e não conseguem ter um dia em que possam estar juntos todo o dia. Alem disso, enquanto anda toda a gente a passear, estão presos ao trabalho durante o domingo.


mas, ainda temos ai outra questão.

O facto de trabalharem ao fim de semana, deve fazer com que recebam um bónus, ou subsidio para essa situação, certo? Ou não? Pergunto, porque realmente não sei. E se receberem, o facto de não abrirem ao domingo, vai fazer com que não recebam esse valor e que percam poder de compra. Certo?

 

Mas, ainda temos outra questão. O facto de estarem fechados aos domingos, faz com que não hajam vendas, logo não há entrada de dinheiro, logo o dinheiro que as empresas recebem também é menos. Logo, podem ver-se obrigadas a não darem bónus nem subsídios, etc, etc.

 

Parece-me a mim que é uma situação muito controversa. Compreendo a parte dos trabalhadores, sem duvida. Mas também me coloco dos outros lados : da parte da entidade empregadora e dos clientes.


Sinceramente, acho que a fecharem os shoppings, as pessoas poderiam andar mais na rua, a passear, a brincar com as crianças. Mas, também se podem ao mesmo tempo, refugiar em casa e ficar na "ronha", refugiarem-se a ver tv e a não fazerem nada e ficar tudo na mesma.

Na minha zona, sair de casa em pleno inverno é quase impensável, pois não temos infra-estruturas para podermos passear sem ser a chuva. Também, verdade seja dita, nem 1 shopping temos. Nem mini shopping. Temos 3 supermercados e ja vamos com uma grande sorte. Pelo que se calhar, não sou de todo, a melhor pessoa para dar a minha opinião.


E vocês? O que acham? Bem? Mal?

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Quem me visitou

contador grátis

Blog Portugal

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D