Quando os espelhos refletem toda a nossa alma
Dia a dia, olhamos no espelho e notamos pequenas diferenças, que vão surgindo, devagarinho, sem ninguem se aperceber.
Mas, ao mesmo tempo que as mudanças fisicas se vão mostrando, tambem aquelas mudanças interiores se vão mostrando.
Quer queiramos, quer não, o espelho (apesar de alguns dizerem que serve apenas para nos mostrar a nossa "beleza"), na minha opinião, mostra-nos o nosso estado de espirito e as vezes, ate a forma como nos sentimos.
Vão sempre haver os chamados "dias sim e dias não". Vamos sempre ter um nome para chamar a uma aparencia mais bem disposta ou mais tristonha.
Acho que a unica coisa que não consegue mostrar é o motivo das nossas tristezas e das nossas alegrias.
Se por um lado, quando estamos contentes mostramos a toda a gente, seja com um sorriso, seja com uma palavra. Mas toda a gente percebe quando se esta feliz.
No oposto, quando estamos tristes, ninguem nota. Ninguem repara. Apenas o espelho. Que vê o tamanho da nossa tristeza, espelhada, sem filtros.
Gostava que o meu espelho falasse. Que me dissesse de vez enquando : Ninita Maria, o que se passa? Ninita Maria, porque esse ar tão abatido, que tentas esconder a tantos dias? bem ditos correctos de olheiras
Se calhar é o unico que vê, permanentemente o nosso estado de espirito. E nem por azar, o unico que não pode confortar-nos. Seria o unico que me poderia dizer : Calma e acredita que é verdade! Ou entao : Caga nisso que é tudo mentira!
Mas não diz.
Gostava realmente de ter uma bola de cristal (que funcionasse, claro), só para saber quando me estão a mentir ou a dizer a verdade. Gostava, que toda a gente fosse direta, honesta e verdadeira e não falsa e dissimulada. Gostava de saber se a confiança que dou, é realmente merecida, ou se é só mais um prego no caixão. Algo me diz que vai ser não um prego no caixão, mas sim o funeral completo. Mas pronto, a minha mania de dar sempre uma, duas, tres hipoteses..
Pode ser que o espelho, me mostre a realidade. Quem sabe, me dê uma luz. Quem sabe, me indique o caminho certo. Quem sabe, me possa abrir os olhos e perceber todas as duvidas e todas as questões que tanto tenho colocado, sem qualquer resposta. Quem sabe, o espelho, me possa mostrar realmente a realidade. Quem sabe, me possa mostrar as respostas as perguntas que tenho colocado tantas vezes e em que fico ser resposta.
As paginas tantas, o espelho ainda me vai mostrar o que eu nao quero ver. Que estou a perder o meu tempo e que, quando me aperceber, já vai ser tarde demais.